quarta-feira, 1 de junho de 2016

No final, Corinthians vence o Santos e sua retranca

Campeonato Brasileiro 2016
5° Rodada (01/06/2016)
Corinthians X Santos
Por Lucas Delmondes

Em uma noite com chuva na Arena Corinthians em Itaquera, Corinthians e Santos jogaram pela 5° rodada do Campeonato Brasileiro de 2016. O Corinthians vinha para este clássico com dois resultados excelentes, uma vitória frente a Ponte Preta em sua arena e outra vitória contra o Sport na Ilha do Retiro. Já o Santos vinha para este clássico em um momento conturbado, com alguns desfalques importantes como Gabriel, Lucas Lima e Ricardo Oliveira a equipe de Dorival Junior vem recebendo muitas críticas por não estar jogando bem.

A beira de entrar em uma crise a equipe da Vila Belmiro veio a campo com uma proposta totalmente defensiva, sem nenhum atacante Dorival Junior priorizava a quantidade de jogadores no meio campo para dificultar as infiltrações corintianas. A equipe de Tite veio a campo com sua nova formação, com dois volantes de marcação e muita liberdade para seus meias de criação e com Luciano novamente no comando do ataque.

O 1° tempo do clássico começou com o Corinthians em busca do gol e o Santos totalmente em seu campo de defesa, com a primeira linha de marcação com 4 jogadores e a segunda linha com 5 fugindo completamente de suas características.

Enfrentando uma equipe que claramente buscava não perder o clássico o Corinthians sofria para armar uma jogada de ataque, sem conseguir realizar as infiltrações pelo meio da defesa adversaria a equipe de Tite recorria para cruzamentos dentro da área e através destes cruzamentos que conseguiu as melhores chances do 1° tempo, uma com cabeceio de Luciano que Vanderlei fez excelente defesa e a segunda com Vilson á queima roupa em que Vanderlei novamente fez boa defesa.

Guilherme que foi destaque nas duas vitórias da equipe estava muito bem marcado e o seu setor estava congestionado, sua participação no 1° tempo foi praticamente nula. Já Vitor Bueno, que foi o destaque da equipe nas partidas anteriores, era sacrificado pelo sistema de jogo de Dorival Junior, encarregado de marcar ele não conseguia desempenhar seu futebol.

 Na 2° etapa, Dorival Junior substituiu Léo Citadinni e colocou Paulinho, para frear as subidas de Fagner e apostar em sua velocidade para eventual contra ataque, mas sua mudança não surtiu efeito na equipe. O Corinthians continuava soberano na partida e pressionando a equipe santista mas não conseguia criar chances de gol.

Tite vendo sua equipe não conseguindo furar o bloqueio santista apostou em Lucca no lugar do apagado Marquinhos Gabriel, mas continuou com dificuldades de entrar na defesa santista, sua equipe só assustava com bolas aéreas, tanto é que Vilson novamente perdeu grande chance em nova defesa de Vanderlei.

Em certo ponto Dorival até deu a entender que soltaria sua equipe mais ao ataque com as entradas de Maxi e Joel mas não foi bem assim, a equipe santista continuava marcando atrás da linha da bola e se mostrava satisfeita com o resultado.

Tite fez novas apostas, tirou Bruno Henrique e Luciano e apostou nos contestados Rodriguinho e André e claramente lançava sua equipe ao ataque.

Aos 36 minutos e no sufoco o Corinthians conseguiu aquele que seria o gol da vitória, após confusão na área Giovanni Augusto bem colocado conseguiu pegar a sobra e desviar a bola por baixo das pernas de Vanderlei para abrir o placar.

O Santos após o gol até tentou subir ao ataque mas já era tarde, o Corinthians administrou o fim da partida e saiu com a vitória.

O Corinthians mereceu a vitória por completo, mesmo que tenha sido no sufoco mas mereceu, não foi uma grande partida da equipe de Tite porém desde o primeiro minuto de jogo sua equipe procurou o gol, agora os comandados de Tite vão receber a visita do Coritiba em sua Arena no sábado (04/06/2016) ás 20:30h em busca dos líderes do campeonato.

Já o Santos infelizmente se acovardou frente ao Corinthians, com uma equipe sempre ofensiva, a equipe da baixada jogou claramente para não perder o que não é normal para uma equipe grande como o Santos. Dorival Junior terá muito trabalho para encontrar sua equipe ideal sem os seus principais jogadores, porém ele não poderá perder a identidade santista que é sempre um time ofensivo. A equipe santista vai enfrentar no domingo (05/06/2016) ás 11h a equipe do Botafogo na Vila Belmiro e contará com a força do seu estádio para reverter esta situação.


Destaque da Partida:


Autor do gol que deu a vitória ao Corinthians, Giovanni Augusto foi o destaque da partida também pelas suas excelentes jogadas.


Curiosidades:


O número de pessoas que compareceram na Arena Corinthians foi de 30.452 torcedores e do Corinthians já que os clássicos são de torcida única.

A última derrota do Corinthians em sua arena tinha sido justamente para o Santos.

O clássico entre Corinthians e Santos é o mais antigo entre as equipes paulistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário