quinta-feira, 16 de junho de 2016

Em jogo marcado por lesões, Corinthians perde chances e é derrotado pelo Fluminense

Campeonato Brasileiro 2016
8°rodada (16/06/2016)
Fluminense X Corinthians
Por Lucas Delmondes

Fluminense e Corinthians se enfrentaram pela 8° rodada do Brasileirão de 2016 em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. O Fluminense vinha de uma sequência de empate nas últimas três partidas, a última foi conseguida no sufoco contra a equipe do Grêmio e a equipe de Levir Culpi buscava os três pontos para encostar no pelotão de frente do campeonato. O Corinthians vinha de derrota no clássico paulista para o Palmeiras na rodada anterior e terá que dar uma resposta positiva para o seu torcedor, com a volta de Elias e Balbuena para a equipe titular, o Corinthians terá que ter uma postura diferente das que teve jogando fora de casa. Está será a primeira partida da equipe sem o técnico Tite, que está de saída da equipe, porém ainda a CBF não fez o anuncio oficial, comandará a equipe o auxiliar técnico Fabio Carille.

O partida se iniciou com o Corinthians com mais tempo com a bola no pé, com muitos passes curtos em seu meio campo. Com a saída de Cristian (suspenso) a equipe não tem mais aqueles lançamentos longos que o volante costuma fazer. O Fluminense claramente aposta nos seus contra ataques rápidos, com Marcos Junior caindo nas costas de Fagner para explorar as subidas do lateral.

Aos 15 minutos a equipe paulista perdeu grande chance, Guilherme encontrou Marquinhos Gabriel livre nas costas da defesa que bateu de primeira para fora, desperdiçando grande chance para a equipe alvinegra.
O Corinthians era mais perigoso na partida, Guilherme que sempre aparecia livre de marcação era quem ditava o ritmo do meio campo do Corinthians, com ótimos passes nesta partida ele joga como um verdadeiro camisa 10.

Porém o Corinthians teve uma perda considerável em sua equipe, Elias em uma dividida com Gum levou uma pancada na região do peito e não conseguiu continuar na partida, Fabio Carille promoveu a entrada do contestado Rodriguinho em seu lugar.
Com a saída de Elias a equipe do Corinthians voltou a atuar no esquema que não vinha tendo muito sucesso, com apenas Bruno Henrique na marcação a equipe corintiana fica muito vulnerável.

Após esta mudança na equipe do Corinthians, o Fluminense começou a criar algumas oportunidades, com o rápido Marcos Junior que assustou em algumas jogadas. Gustavo Scarpa de quem se esperava muito da equipe do Fluminense não vinha fazendo bom jogo, errando muitos passes no setor de ataque.

Perto da chegada do intervalo, o goleiro Walter sentiu uma lesão na virilha e claramente se via que ele não voltaria para a segunda etapa.

Com a entrada de Cássio na equipe do Corinthians e a saída de Marcos Junior (lesionado) para a entrada de Maranhão na equipe do Fluminense, o segundo tempo se iniciou da mesma forma que o primeiro tempo aconteceu, o Corinthians com maior posse de bola e em busca do gol e o Fluminense esperando para encaixar os contra ataques, agora com Maranhão.

Aos 16 minutos da etapa final o Fluminense conseguiu sua chance de ouro na partida. Após cruzamento do sumido Gustavo Scarpa, Richarlison desviou de cabeça em direção do gol e conseguiu encobrir Cássio, Cicero iria concluir a jogada mas foi puxado por Yago dentro da área, pênalti para o tricolor carioca e expulsão do zagueiro do Corinthians pelo segundo cartão amarelo recebido. Cicero foi para a batida e Cássio fez a defesa, porém no rebote Cicero concluiu e fez aquele que seria o gol da vitória do Fluminense.

O Corinthians era melhor na partida até sofrer o gol mas com um jogador a menos ficava muito exposto, com apenas uma substituição para fazer Fabio Carille promoveu a estréia de Camacho no lugar de Guilherme, que era o melhor jogador da equipe na partida.

De uma maneira desordenada o Corinthians ia para o ataque e buscava o gol de empate, mas esbarrava no setor defensivo do Fluminense. O Fluminense quando recuperava a bola saia rápido para tentar o contra ataque e em duas oportunidades exigiu de Cássio boas defesas.

Levir Culpi vendo que o Corinthians estava desorganizado, com Bruno Henrique jogando de zagueiro, promoveu a entrada de Osvaldo no lugar do apagado Gustavo Scarpa para explorar os espaços deixados pela equipe do Corinthians.

Nos minutos finais o Corinthians empurrou o Fluminense para o campo de defesa e começou a lançar bolas na área, mas não obteve sucesso, até mesmo Cássio em um momento de desespero foi para a área tentar o cabeceio mas não conseguiu fazer o gol de empate.

O Fluminense não mereceu vencer a partida, jogou muito mal, porém encontrou no pênalti a chance de ouro na partida, Levir Culpi ainda tem uma formação muito dependente de Fred, porém terá muito o que fazer para tirar esta mentalidade da cabeça dos jogadores, Richarlison que é o substituto de Fred é muito jovem ainda porém tem um potencial incrível, mas acho que é um grande peso para ele substituir um dos maiores ídolos do Fluminense. O tricolor das laranjeiras irá enfrentar na próxima rodada o Sport lá em Recife, ás 16h do domingo (16/06/2016) na Ilha do Retiro.

O Corinthians não mereceu sair com a derrota na partida, criou 2 chances claras com Marquinhos Gabriel mas não conseguiu concretiza-las em gol, aconteceram erros sim na equipe, tais como a saída de Guilherme da partida já que ele era o melhor jogador corintiano atuando, a expulsão de Yago (que aconteceu de forma justa) e as lesões de Walter e Elias prejudicaram a equipe corintiana, mas a partida se resume em uma frase “Quem não faz toma” ou “A bola pune”. A equipe de Pq São Jorge voltará a campo no domingo (19/06/2016) ás 16h para enfrentar o Botafogo em sua Arena.

Destaque da Partida: 


Mesmo com a derrota de sua equipe, Guilherme estava sendo o melhor jogador atuando na partida, com passes cruciais, Guilherme deixou duas vezes Marquinhos Gabriel na cara do gol. Uma pena ter sido substituído de campo quando era o diferencial da equipe do Corinthians.

Curiosidades: 


O público que compareceu no Estadio Mané Garrincha em Brasília foi de 21.148 torcedores.


Corinthians e Fluminense se enfrentaram 76 vezes em sua história, com 23 vitórias para os cariocas, 29 vitórias para os paulistas e 24 empates.

Os últimos 11 jogos entre as duas equipes foi de muito equilíbrio, com 3 vitórias para o Corinthians, 4 vitórias (contando a de hoje) para o Fluminense e 4 empates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário