sábado, 18 de junho de 2016

Com uma formação ofensiva, Palmeiras vence Santa Cruz e assume a liderança do Brasileirão

Campeonato Brasileiro 2016
9°rodada (18/06/2016)
Palmeiras X Santa Cruz
Por Lucas Delmondes

Pré-jogo

Palmeiras e Santa Cruz se enfrentam pela 9° rodada do Campeonato Brasileiro de 2016. A equipe alviverde vem para esta partida após sofrer um empate nos últimos minutos jogando fora de casa contra a equipe do Coritiba, está invicto jogando no Allianz Parque e buscará a vitória para tentar assumir a liderança do campeonato. Com muitas mudanças na equipe titular o técnico Cuca promoverá os retornos de Dudu, Egídio e Cleiton Xavier, saem Zé Roberto, Thiago Santos e Rafael Marques, uma equipe bem ofensiva sem nenhum volante de marcação no meio campo. Também terá a ausência de Thiago Martins (suspenso) Edu Dracena ganhará oportunidade na equipe titular. Já o Santa Cruz conseguiu se reabilitar no campeonato após vitória na rodada anterior contra a equipe do Figueirense no estádio do Arruda, com a volta da equipe considerada ideal, Milton Mendes virá para o Allianz Parque em busca de arrancar pontos do Palmeiras.

O Jogo

A partida se iniciou com o Palmeiras sufocando o Santa Cruz desde os primeiros minutos, com esta nova formação com apenas Tchê Tchê com uma função mais defensiva, Cuca planejava além de ter o controle da posse de bola, também planejou encurralar o Santa Cruz em seu campo de defesa.

O Santa Cruz marcava a equipe do Palmeiras atrás do meio campo, e esperava recuperar a bola para explorar os contra ataques com Arthur e Keno pelas beiradas, conseguiu levar perigo ao Palmeiras em duas oportunidades, com Arthur e com Grafite que na hora do passe final ele acabou errando e desperdiçando boa chance ao Santa Cruz.

O Palmeiras continuava pressionando a equipe do santinha e chegou a assustar em 3 oportunidades, uma com Gabriel Jesus, uma com Jean em cobrança de falta e outra em linda jogada de Roger Guedes em que todas foram salvas por Tiago Cardoso.
Mas o Santa Cruz não suportou a pressão palmeirense e aos 28 minutos o Palmeira abriu o placar. Após cobrança de lateral de Moisés para o meio da área, a bola sobra para Cleiton Xavier que só ajeita para Dudu fuzilar para as redes de Tiago Cardoso, abrindo o placar no Allianz Parque.

Após o gol o Palmeiras tocava a bola e chamava o Santa Cruz para sair da defesa e o santinha começou a avançar as suas linhas defensivas e deixava espaços para os atacantes do Palmeiras.

O Palmeiras continuava pressionando o adversário e conseguiu ampliar o placar aos 45 minutos. Após jogada ensaida, Jean finaliza de maneira perfeita e amplia o marcador para o Palmeiras, méritos totais para Cuca que vem treinando jogadas assim desde que chegou ao Palmeiras.

Na volta do intervalo, a equipe do Santa Cruz voltou totalmente com outra atitude, com uma mentalidade mais ofensiva marcava a equipe do Palmeiras em seu campo de ataque, e foi com esta mentalidade que conseguiu diminuir o placar. Aos 5 minutos, após cobrança de falta de João Paulo, Grafite em posição de impedimento desviou de cabeça para o fundo das redes, Fernando Prass estático nada pode fazer.

O Santa Cruz queria mais e logo após o gol quase chegou ao empate, Keno conseguiu uma boa arrancada pelo lado direito da defesa palmeirense e tentou deslocar Fernando Prass, porém a bola saiu pela linha de fundo.

O Palmeiras voltou para a segunda etapa dormindo e não conseguia trocar 3 passes, atordoado a equipe de Cuca via o Santa Cruz crescer na partida. Mas Cuca tratou logo de acordar os teus jogadores e gritou principalmente com Gabriel Jesus que estava apagado na partida.

Aos gritos de Cuca e da torcida para a equipe acordar na partida, o Palmeiras chegou ao terceiro gol freiando a reação do santinha. Aos 20 minutos, Gabriel Jesus recebeu bom passe e invadiu a área, levantou a cabeça e encontrou Dudu que de carrinho só escorou para marcar o seu segundo gol na partida e o terceiro do Palmeiras.

Após o gol, a equipe de Cuca se encontrou na partida e voltou a ter o domínio do jogo. Cuca se sentiu confiante no resultado e fez duas alterações priorizando a proxima partida, ele promoveu as entradas de Thiago Santos e Cristaldo, saíram Moisés (cansado) e Cleiton Xavier, muito aplaudido com duas assistências. 

O Santa Cruz não se demonstrava morto na partida não e chegou a exigir duas defesas dificílimas de Fernando Prass, uma em cabeçada de João Paulo e outra em uma finalização a queima roupa do próprio João Paulo que ainda bateu na trave, mas claramente os jogadores do santinha após estes lances viam que não tinha mais jeito de chegar ao empate.

O Palmeiras controlou a partida e só esperou o fim da partida.

Conclusões Finais

O Palmeiras mereceu a vitória, jogou melhor o Santa Cruz e agrediu a equipe pernambucana o primeiro tempo inteirinho, Tiago Cardoso salvou sua equipe de não sair para a o intervalo com um placar mais largo. Porém na volta do intervalo a equipe apagou, não conseguia trocar passes e chegou a tomar um gol e quase sofrer o empate, Vitor Hugo que vinha fazendo partidas excelentes no Allianz Parque não demonstrou um bom futebol nesta tarde, pode até mesmo ser por conta do entrosamento com Edu Dracena que ainda não é o ideal. Esta nova formação de Cuca para a partida de hoje se mostrou bem ofensiva, Tchê Tchê era um volante com a função de marcar mas muitas vezes ele flutuava no campo todo, sem contar que ele no segundo tempo jogou mais como um lateral do que um volante. Ótimo resultado da equipe de Cuca que assume a liderança provisoriamente já que o Inter ainda jogara na rodada. O Palmeiras voltará a campo para enfrentar o América MG ás 21:30h no Allianz Parque na terça feira (21/06/2016)

Já o Santa Cruz não conseguiu segurar a pressão da equipe paulista, com uma mentalidade de defender e arrancar o empate em campo, o Santa Cruz não conseguiu jogar no primeiro tempo, chegando a assustar Fernando Prass em somente duas oportunidades. Já no segundo tempo com uma mentalidade ofensiva chegou a diminuir o placar e quase empatar, mas falhou no momento crucial da partida, e a equipe se desmoronou após o terceiro gol. Grafite e Keno chamam a atenção na equipe, bons jogadores que poderão ser peças chave na equipe de Milton Mendes. O Santa Cruz voltará a campo para enfrentar o Flamengo, no estádio do Arruda na quarta feira (22/06/2016) ás 21:00h.

Destaque da partida:


Muito aplaudido no momento de sua substituição, Dudu (que voltava de lesão) foi o destaque da partida com dois gols.

Curiosidades:


A torcida do Palmeiras mais uma vez compareceu em bom numero no Allianz Parque, foram 34.162 torcedores. 

Palmeiras e Santa Cruz se enfrentaram hoje pela 20° vez, sendo 11 vitórias para a equipe alviverde, 4 empates e 5 vitórias para a equipe de Pernambuco.

A última partida disputada pelas duas equipes foi em 2006 e terminou com derrota do Palmeiras, 3x2 foi o placar no estádio do Arruda. A derrota ocasionou também na demissão do técnico Tite, que comandava o Palmeiras na época.


No Comando da equipe do Palmeiras, Cuca segue invicto jogando no Allianz Parque, com o jogo de hoje são 6 vitorias em 6 jogos (River Plate-URU/ São Bernardo/ Fluminense/ Corinthians/ Santa Cruz) porém tomou o seu primeiro gol no campeonato jogando em seus domínios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário