quarta-feira, 6 de julho de 2016

Atlético Nacional não sente a pressão, joga melhor e faz 2x0 no São Paulo

Taça Libertadores da América
São Paulo X Atlético Nacional (COL)
1° jogo da Semifinal
Por Lucas Delmondes

Pré-Jogo

São Paulo e Atlético Nacional se enfrentam pela primeira partida das semifinais. O tricolor paulista vai em busca do tetracampeonato, porém para esta partida perdeu dois grandes desfalques, Kelvin e Paulo Henrique Ganso com lesões musculares perderam a partida no Morumbi. Edgardo Bauza escondeu o time durante a semana mas os prováveis substitutos deverão ser Ytalo e Wesley, Mena retorna para a lateral esquerda. A equipe do Morumbi em seus 3 últimos jogos dentro de casa conseguiu bons resultados são 2 vitórias e 1 empate.

O Atlético Nacional vinha embalado na competição, foi a melhor equipe da fase de grupos, e agora com a pausa para a Copa América Centenario conseguiu colocar os seus jogadores com 100% da forma física, perdeu alguns atletas importantes como Ibarbo (que estava emprestado), Copete que foi negociado e perdeu também Berrio que foi expulso na última partida, todas as fichas de Reinaldo Rueda são depositadas em Borja (que foi contratado) e Marlos Moreno, Lopo Guerra começara no banco devido a dores no joelho, Ibarguen entra em seu lugar.

O jogo

A partida se iniciou com o São Paulo tentando pressionar o Atlético Nacional, com Wesley bem aberto pelo lado direito e Ytalo jogando não como um armador e sim como um atacante mais recuado. Porém a equipe abusa de cruzamentos na área e a zaga do Atlético Nacional acaba levando a melhor em todas as jogadas.

A equipe colombiana joga de forma tranquila e parece não sentir a pressão do Morumbi lotado, com muitos passes curtos a equipe não sai com lançamentos longos, somente quando a bola é recuada para Armani.

Calleri que é a esperança de gol da equipe são paulina pouco foi acionado e nos momentos em que ele foi acionado foi somente em bolas longas para o atacante brigar com os defensores.

Pelo lado do Atlético, Marlos Moreno cai pelo lado direito e Ibarguen pelo lado esquerdo para puxar os contra ataques, Borja segue pelo centro do ataque, mas dos atacantes ele é o que menos pegou na bola.

O São Paulo exigiu defesas de Armani somente duas vezes, uma aos 15 em chute de Thiago Mendes e outra aos 43 em finalização de Michel Bastos, que pegou de primeira e Armani novamente fez boa defesa.

O São Paulo voltou do intervalo disposto a pressionar o Atlético Nacional mas não conseguia criar chances claras na partida e contra um adversário que não dava espaços para troca de passes, a equipe do Morumbi continuava tentando cruzamentos na área, porém sem sucessos.

Já o Atlético Nacional começou a se soltar mais na partida e começou a levar perigo nos contra ataques, Maicon fez um desvio salvador em chute cruzado de Borja, no escanteio Borja cabeceou e Denis conseguiu fazer o desvio e a bola acabou batendo no travessão.

Edgardo Bauza vendo sua equipe perder as bolas que eram cruzadas na área colocou Kardec no lugar de Ytalo e como resposta Reinalo Rueda colocou Lopo Guerra no lugar de Ibarguen.

O São Paulo claramente não havia voltado bem para o segundo tempo, com uma equipe nervosa e com pressa de fazer o gol, acabava errando muitos passes decisivos. Edgardo Bauza até tentou mudar novamente a equipe colocando Daniel no lugar de João Schimdt e ir para cima dos colombianos. Mas logo após a substituição Maicon acabou sendo expulso em um lance infantil, o zagueiro empurrou a cabeça de Borja com o jogo paralisado para pegar a bola.

Com a expulsão o São Paulo recuou sua equipe para segurar o empate e começou a dar campo para o Atlético Nacional jogar, Bauza até colocou Hudson no lugar de Wesley para trancar ainda mais a equipe.

Os colombianos foram gostando da idéia e a equipe começou a envolver o São Paulo. E aos 36 minutos, após excelente troca de passes, Macnelly Torres encontrou Borja sozinho na área que só escolheu o canto de Denis para abrir o placar.

O São Paulo não demonstrava reação e só assistia o Atlético Nacional jogar, Guerra e Marlos Morenos infernizavam a equipe são paulina e em uma investida desta dupla pela direita saiu o segundo gol. Aos 42 minutos, Guerra encontra Marlos Moreno na área que faz excelente pivô e de calcanhar só ajeita para Borja encher o pé. 2x0

O São Paulo sentiu o golpe e o Atlético Nacional só aguardou o fim do jogo para comemorar.

Conclusão Final

O São Paulo errou na estratégia, abusou das bolas aéreas e acabou perdendo a partida. Maicon foi extremamente infeliz no lance, como capitão da equipe ele teria que não ter entrado na provocação do colombiano e acabou prejudicando a equipe. Ficou evidente que sem Paulo Henrique Ganso o São Paulo não cria nenhuma jogada, terá que torcer para o meia se recuperar a tempo de jogar a partida de volta. O São Paulo volta a jogar na Libertadores na próxima quarta feira (14/07/2016) e terá que dar a vida para poder ganhar lá na Colômbia e passar de fase.

O Atlético Nacional não sentiu a pressão do Morumbi lotado e jogou com inteligência, com muitos jogadores jovens a equipe esperou os erros do São Paulo e contra atacou com velocidade. Após a entrada de Guerra e a expulsão de Maicon, a equipe colombiana dominou o jogo e em duas jogadas trabalhadas fez 2x0 no São Paulo. A equipe não perdeu nenhum jogo em casa e levará este retrospecto para a semana que vem conseguir a vaga.

Destaque do jogo:


Ele prometeu “infernizar a zaga são paulina” e foi o que fez. Decisivo Borja foi o destaque da partida com 2 gols.

Curiosidades: 


O Morumbi estava lotado e bateu recorde de torcedores.


Atlético Nacional perdeu apenas uma partida no taça libertadores, apenas para o Rosario Central jogando na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário